Ninguém disse que seria fácil

Há uma música famosa da banda Coldplay que diz: Ninguém disse que era fácil, mas ninguém disse que seria tão difícil assim. Apesar da música se tratar de um relacionamento rompido, não é isso que é o mais difícil. É aquilo que você faz com o que sobrou que é a parte mais compicada de viver. Especialmente quando você olha para trás e se pergunta: “Onde foi que eu estive durante esses 20 anos?”

Ainda tenho outros 20 para reconstruir minha vida, e mais 20 podem me ser agraciados se eu tiver a sorte de ser a velhinha tatuada de cabelo azul que pretendo ser. Mas como fazer isso? Tem sido a pergunta que não me sai da cabeça. Fiz uma pós-graduação, conquistei uma nova profissão e participei de congressos, encontrei uma pessoa legal para viver alguns bons momentos. Mas e todo o resto? Como lidar com esse vazio insistente (na minha mente e na minha conta bancária) depois de ter me devotado por tanto tempo a um relacionamento que teve fim?

Descobri que não sei como funciona o imposto de renda, e por isso preciso consultar um contador. Descobri que o stress faz a gente adoecer. Descobri que não sei me relacionar, e que talvez eu nunca tenha sabido. Descobri que não sei poupar, e entro em pânico (fisico, de verdade) a cada vez que tento fazer a contabilidade doméstica. Descobri que não sei cobrar adequadamente pelo meu trabalho, e que ganho muito menos do que poderia. E todas essas descobertas ficam martelando na minha cabeça, dia e noite.

Fora tudo isso, essa sensação de impotência diante dos imprevistos é avassaladora. É quando me dou conta que realmente estou só. Não há mais a casa dos pais para onde voltar, se tudo der errado. Agora, são minhas filhas que terão que cuidar de mim, se tudo der errado. E esse pensamento me assombra. Quando deixei de ser filha, esse pedaço que se quebrou quando minha mãe partiu não encontrou substituição.

Mas, amanhã é um outro dia, com novos desafios e com alguma sorte, também algumas alegrias.

Nobody said it was easy
No one ever said it would be this hard
Oh, take me back to the start

The Scientist – Coldplay

Anúncios

2 comentários em “Ninguém disse que seria fácil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s